1# Pessoas que me inspiram | Barack Obama

1/12/2017

O Barack inspirou-me desde o primeiro segundo que o ouvi discursar durante a campanha eleitoral e principalmente na sua tomada de posse, ainda hoje me lembro.
Foi em 2009, tinha acabado de chegar da escola e fiquei a tarde toda a ver todo o enredo, orgulhosa que o mundo tenha dado tréguas às desigualdades e finalmente alguém diferente, com valores morais, com carisma e que previa uma mudança muito positiva que iria influenciar todo o globo, tornou-se Presidente da grande potência que é os Estados Unidos da América.
A verdade é que ele conseguiu, ele mudou o Mundo como nós o víamos. Porque só o simples pensamento de Barack vir a ser Presidente dos EUA era impossível sequer de imaginar até ele fazer acontecer ao dizer "YES WE CAN". Fez acreditar que se ele conseguiu, toda a gente consegue realizar os seus sonhos.

Obama não queria apenas ser presidente. A sua missão era deixar uma herança enquanto Presidente com resultados práticos, o equivalente liberal de Ronald Reagan

David Maraniss


Alguns feitos importantes do Barack Obama:
- Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2009;
- Encerrou o prisão de Guantánamo;
- Criou o programa "Obama Care" - um plano de saúde para todos os cidadãos norte americanos;
- Retirada de tropas de combate do Iraque e do Afeganistão e a morte de Osama bin Laden;
- Tentou criar medidas preventivas para o controlo de venda de armas mas o Congresso não lhe facilitou a vida;
- Apoiou uma reforma imigratória, incluindo um caminho para que muitos imigrantes ilegais recebessem a cidadania;
- Criou um plano para acolher pelo menos 10 mil refugiados sírios nos Estados Unidos.
ETC...



Para quem não assistiu ao último discurso, tenho a dizer que foi muito comovente e que vai sem dúvida deixar muitas saudades. Falou durante 50 minutos no McCormick Place, em Chicago, para um público de 20 mil pessoas.

Alguns trechos do seu discurso:

"Depois da minha eleição, falou-se muito de uns Estados Unidos pós-raciais. Essa visão, ainda que bem-intencionada, nunca foi realista. Porque a raça continua a ser uma força potente e frequentemente divisiva da nossa sociedade”

"Michelle, tenho orgulho em ti e o país também. Nos últimos anos não foste só minha mulher e mãe das minhas filhas, tens sido a minha melhor amiga. Assumiste um papel que não pediste e abraçaste-o. Com graça. E com garra. E com estilo e bom humor"- disse, chegando a limpar as lágrimas, e foi aplaudido de pé pelo público. 

"Malia e Sasha, de tudo o que já fiz na minha vida, o meu maior orgulho é ser vosso pai".


YES WE DID!

You Might Also Like

5 comentários

  1. "He believed he could and so he did!"
    Vai fazer tanta falta o Obama!

    ResponderEliminar
  2. E foi sempre humilde. É assim mesmo que um presidente deve ser, como ele.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que foi O Presidente e que não haverá outro como ele, infelizmente. É uma enorme tristeza ele ter saído da presidência dos EUA e principalmente será muito mau, para o mundo inteiro. E ir para lá aquele ser para presidente, só pode ser uma piada de muito mau gosto!

    ResponderEliminar