FILME | Brain on Fire

7/11/2017




Título Original: Brain on Fire
Ano: 2016
Género: Biografia, Drama
Classificação IMDb: 6,6 /10

Sinopse:
"Susannah Cahalan, uma jovem jornalista com uma carreira promissora descobre que possui uma doença que nenhum médico consegue diagnosticar. Presa na sua própria insanidade, com inexplicáveis alucinações, surtos e ataques de paranóia. Sem poder contar consigo mesma, ela precisará da ajuda de todos que a rodeiam para aprender a conviver com as suas crises,  a insegurança e mudanças de comportamento."




Opinião

Este filme mexeu comigo, primeiro pelo facto de saber que isto é um problema real e difícil de diagnosticar e segundo porque foi um filme bem feito.
Susannah sofre de uma doença neurológica rara que só começou a ter sintomas graves aos 21 anos, os médicos diagnosticaram-lhe paranóia, bipolaridade e esquizofrenia enquanto perdiam tempo em teorias o corpo dela "comia-lhe" o cérebro. Até que uma médica que a acompanhava (já internada no hospital) foi ter com o seu professor da Universidade e convenceu-o a investigar este caso, com alguma relutância ele aceitou. 
Já pensaram na quantidade de pessoas que, provavelmente ainda hoje, são erradamente diagnosticadas como bipolares, dementes ou esquizofrénicos e afinal não têm nada disso?
Gosto deste tipo de filmes que para além do entretimento tem o objetivo de passar uma mensagem ao mundo.


Curiosidades

- É um filme de uma história verídica, Susannah lançou um livro que tem o título como o filme: 
"Brain on Fire".
- Susannah Cahalan teve a sorte de ser corretamente diagnosticada porque, de acordo com as estimativas do Dr. Najjar, apenas 10% das pessoas com a doença foram devidamente diagnosticadas até aquela data, pois ela foi a 217ª pessoa a ser diagnosticada, desde aí apareceram milhares de casos após o lançamento do seu livro e de artigos que escreve enquanto jornalista.
- A Susannah e o Dr. Najjar tornaram-se amigos próximos.


Trailer


You Might Also Like

7 comentários

  1. Quero tanto ver este filme!! Fiquei ainda com mais curiosidade!

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
  2. Mal vi que esse filme já estava disponível no site onde costumo ver, e após ter visto o trailer disse logo: tenho de ver!
    Quando acabar o que tenho a fazer para a universidade este será dos primeiros!

    ResponderEliminar
  3. Interessante! Nâo conhecia, mas tenho que ver :)
    Beijinho,
    https://alemdoceuedasestrelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Não conheço mas vou definitivamente apontar para ver!

    ResponderEliminar