Jessy Opina | Os influenciadores e os sumos detox

7/19/2018




Já aqui tinha referido um episódio de uma influenciadora ou influencer, como quiserem chamar e dos perigos que isso acarreta.
E depois da Rita Pereira publicitar que paga as suas viagens a prestações com o Cartão Universo, chega a moda dos sumos detox.
Desta vez a  coisa é mesmo grave. 
Quando via as celebridades a andarem com os seus suminhos para todo o lado e a substituírem refeições bebendo apenas sumos, não me influenciou em nada ir logo comprar uma caixa para mim. No entanto, aposto que infelizmente centenas de pessoas o fizeram.
Só anteontem me caiu a ficha, quando a Mariana Soares Branco do blogue Miss Tangerine fez soar o alerta.
Apesar de ela não ser nutricionista, dou-lhe toda a credibilidade por ser médica, ou seja, sabe como o corpo funciona e tem um raciocínio bastante lógico em tudo o que explica. Por isso sou toda de ouvidos quando se trata de enganar o povo.


As marcas destes sumos, uma muito conhecida é a Drink6 paga às influencers que façam esta "dieta" e façam posts nas redes sociais sobre o processo.
O que é que estas pessoas: Cristina Ferreira, Jessica Athayde, Rita Pereira, Joana Vaz, Kelly Bailey, Dânia Neto, Bárbara Lourenço, Cláudio Ramos, Diana Chaves, Inês Folque, Kelly Baron, Joana Freitas, Vanessa Alfaro, Mafalda Torres, Carolina Patrocínio, Carolina Lopes (nutricionista) - têm em comum?
São figuras públicas, têm milhares de seguidores, são magros/musculados/fits/whatever you want, já fizeram a dieta dos sumos detox e... influenciam esses milhares de seguidores a fazê-lo também.


Porque é que está errado fazer este tipo de alimentação?

Segundo a Mariana Branco, nós não precisamos de destoxificar/fazer detox, ou seja, tirar as toxinas do nosso corpo, pois temos um órgão que já tem essa função: o fígado.
Portanto, como é que um par de sumos conseguem substituir a função de um órgão tão complexo que a medicina moderna ainda nem sequer conseguiu descobrir tudo sobre ele?

Existem poucos estudos sobre este assunto, mas ela encontrou um estudo de 2015 que se chama: 
"Detox diets for toxin elimination and weight management: a critical review of the evidence".
 e o que ele diz é que apesar de haver algumas comidas que têm propriedades destoxificantes, todos esses estudos foram feitos em animais. Dizem também, que não há nenhum estudo "ramdomizado" que prove a eficácia  dos planos detox comerciais em humanos:
"There is preliminary evidence to suggest that certain foods such as coriander, nori and olestra have detoxification properties, although the majority of these studies have been performed in animals. To the best of our knowledge, no randomised controlled trials have been conducted to assess the effectiveness of commercial detox diets in humans."

Outra coisa errada destes sumos é que não dão fundamento cientifico para as suas afirmações como por exemplo: "Porque pode reduzir as probabilidades de ter problemas cardíacos ou asmáticos." Estive a ver o site da Drink6 (uma das empresas que vende este tipo de dietas, podia ser outra qualquer) de ponta-a-ponta e não encontrei um único artigo cientifico que comprove as suas promessas. Estas empresas mais parece que não tentam vender sumos, mas sim medicamentos.

Uma das razões que leva as pessoas a fazerem esta dieta é para perder peso (que claramente as celebridades mencionadas acima estão acima do peso saudável), o que essas pessoas não sabem é que o motivo desses sumos milagrosos saberem tão bem é o simples facto dos 6 sumos combinados terem 204g de açúcar (equivalente a 40 pacotes de açúcar)!!!!  Sendo que, segundo a Organização Mundial de Saúde sugere a ingestão de 50g, idealmente 25g por dia.
Se experimentarmos os sumos em casa, sem adição de açúcar não vai de todo saber igual ou até mesmo parecido. A Mariana acrescenta que estes tipo de sumos "vai ter consequências nefastas para a vossa saúde, a longo prazo, isto em termos de diabetes, cardiovascular, etc.
Após o detox vão ganhar o peso que perderam  porque vão voltar à ingesta normal"

Depois deste post, quero alertar que não devemos acreditar em tudo o que vemos nas redes sociais, não devemos acreditar em tudo o que dizem ser "saudável", se houverem dúvidas, procurar evidências que comprovem a veracidade dos factos ou até mesmo falar com o nosso médico.

+ Posts sobre o assunto: influencers e as suas consequências:

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12 comentários

  1. Eu como tenho mau feitio e sou do contra nunca ligo a nada disso nem sigo nenhuma dessas figuras públicas, além de que não vou atrás de modas e tenho a minha própria cabeça para pensar, mas infelizmente é como dizes, há demasiadas pessoas a ir atrás e a fazer o mesmo, porque deve ser moda, e porque a fulana tal faz, e a outra também, enfim... as pessoas parece que deixaram de ter vontade própria.

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  2. Olho sempre com alguma desconfiança para a publicidade que se faz na Internet. Eu até gosto desta nova era dos influencers digitais, desde que não se ultrapassem limites como os que aqui descreves. É ótimo que, num meio tão carregado de publicidade, haja quem alerte e nos faça ver o "outro lado" das coisas. Obrigado por este post! ;)

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  3. Gostei muito de ler, nunca tinha pensado muito no assunto...

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  4. Muito interessante, e ainda bem que alguém fala disto. :)
    Porque a maior parte dessa publicidade é fácil mas enganosa, quando a minha mãe faz sumos detox eles não são nada docinhos.

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    1. E de certeza absoluta que fazem 1000x melhor do que estes que se vendem em garrafinhas milagrosas :)

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  5. Gosto sempre de posts com conteúdo fundamentado ☺

    O problema destes influenciadores é que, na maioria das vezes, lhes interessa mais o cachet do que o conteúdo e a fidelidade dos produtos que "aconselham". E o problema de muito boa gente é ser facilmente influenciável e não ter dois dedos de testa para fazer uma filtragem de tudo o que lhes entra pelos blogues, facebooks e instagrams adentro.

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  6. Quando começou a aparecer essa moda dos sumos detox, confesso, fez-me imensa confusão perceber que estas bebidas substituem uma refeição. E se já não tinha qualquer vontade em experimentar, essa condição ainda a reduziu mais.
    Curiosamente, ontem, estive a ouvir os instastories da Mariana e acho que foram um excelente alerta. Porque as pessoas deixam-se influenciar com imensa facilidade, ainda para mais quando os produtos prometem resultados rápidos.

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  7. Boa :D Então avisa assim que experimentares eheh :D

    Tenho exatamente a mesma opinião... Pode, inclusive, haver gente que se mostra a beber os tais sumos e, por trás, tem de ir comer qualquer coisa... fazer uma dieta líquida não é fácil... pelo menos para uma cultura como a nossa, que está habituada a "trincar", literalmente :D

    NEW FASHION POST | HELLO, GOOD BUYS: 5 PIECES TO USE THIS WEEK. <3
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

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  8. Nunca nada deve substituir uma refeição. As pessoas devem aprender a pensar pelas suas cabeças e a ouvir o seu corpo.

    Ótimo texto!

    Beijinho!

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  9. Esses sumos só emagrecem porque por dia o teor calórico é menor do que a maioria das pessoas consomem... mas se se tiver cuidado com a alimentação faz o mesmo resultado com a vantagem de ser mais equilibrado em termos de macros

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  10. Sou licenciada em nutrição e sempre franzi o nariz a esta moda. Isto dos detox é uma valente treta, é claramente uma estratégia de marketing e ninguém entende! O fígado e os rins desintoxicam o organismo. Não são os sumos. Mas é tão difícil meter estas coisas na cabeça das pessoas... A maioria prefere sempre acreditar no que a blogger/youtuber/celebridade fit diz, mesmo que não haja nenhuma evidência científica a este respeito. Tipo, não querem saber se existe evidência, não querem ler artigos...se a fulana diz que os sumos detox fazem bem, então fazem mesmo bem! Argh, que irritação com esta gente --' A sério, nem imaginas a luta que é tentar pôr estas coisas na cabeça desta gente que prefere acreditar nos media. Para além de que fazer uma dieta somente líquida é uma parvoíce, as carências nutricionais são evidentes. Dieta líquida só é recomendada em certas patologias ou pós-operatórios...
    Muito bom post ;)

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  11. O problema é que há pessoas que acreditam. Há pessoas que se guiam apenas pelo que a pessoa famosa x diz e não procuram pensar sobre o assunto sequer, quanto mais procurar mais informações ou ajuda especializada. Claro que as marcas se aproveitam disso.

    Há pessoas que acreditam em tudo.Bem sei que não pode ser tudo tão linear mas olha, é a seleção natural a funcionar.

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